terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Liberdade para os operários do PAC presos no Amapá!

.
Por resistir à brutal exploração, que tem sido a regra nas grandes obras do PAC, dezesseis trabalhadores foram presos no Amapá. 

Mais uma vez a legítima e necessária luta dos trabalhadores é criminalizada! [*]

Todo o apoio e solidariedade aos trabalhadores presos!

Lutar não é crime!


Dezesseis operários são presos em obras do PAC, no Amapá

11/02/2013

Fonte: Almir Brito, Amapá

Más condições de trabalho provocaram revolta nos operários da hidrelétrica Ferreira Gomes, no Amapá. A hidrelétrica iniciou sua construção com investimentos de R$ 1,32 bilhões, além da promessa de gerar 252 MW/h de potência.O praz de entrega é em dezembro de 2015.

As obras que mudam o curso do rio Araguari no município de Ferreira Gomes fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e já foi palco de intensas lutas dos operários. No dia 3 de fevereiro, após a agressão de trabalhadores por seguranças na hora do jantar, os trabalhadores atearam fogo em pelo menos 12 alojamentos no canteiro da usina. Logo em seguida, o aparato do estado entrou em ação, prendendo cerca de 20 pessoas. A polícia ainda mantém 16 operários detidos. No dia 4 de fevereiro, parte dos trabalhadores foi transferida para uma penitenciária da capital amapaense.

A necessidade de se conter revoltas como estas e “corrigir” os revoltosos já levaram à prisão de operários em outros canteiros de obras, mas desta vez o cenário de horrores se aprofundam pela ofensiva da imprensa burguesa em criminalizar uma luta legítima.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil no Amapá (STICC), filiado à CUT, disputa a representação dos mais de 2 mil trabalhadores com um sindicato ligado à Força sindical. Enquanto isso, a situação de penúria e humilhação permanece nos canteiros de obra de Ferreira Gomes.

A CSP-Conlutas, vários sindicatos, ativistas do PSTU, PSOL e alguns parlamentares organizaram uma comissão em defesa da liberdade dos operários e contra a criminalização das lutas. Essa comissão visitará os trabalhadores, realizará atos pela imediata libertação deles e exigirá das autoridades que atendam as reivindicações trabalhistas pelas quais esses companheiros estão lutando.

Extraído de:
http://cspconlutas.org.br/2013/02/dezesseis-operarios-sao-presos-em-obras-do-pac-no-amapa/

_________________________________________

[*] Para saber sobre outras prisões de operários e as condições de trabalho nas grandes obras pelo país ler os seguintes artigos:

Operário torturado em Jirau, de novo preso e sujeito a julgamento (25/01/2013):
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2013/01/515895.shtml

Libertados os cinco operários presos ilegalmente (28/01/2013):
http://xingu-vivo.blogspot.com.br/2013/01/libertados-os-cinco-operarios-presos.html

Como no regime militar: PAC tem mortos, torturados, desaparecidos e presos políticos
http://anovademocracia.com.br/no-101/4435-como-no-regime-militar-pac-tem-mortos-torturados-desaparecidos-e-presos-politicos

.