sábado, 30 de junho de 2012

Golpe preventivo?

.
Em visita a bancada ruralista no Brasil, Miguel Saguier, Senador do Partido Liberal Radical e Presidente da Comissão Constitucional do Congresso paraguaio, justificou o golpe da seguinte maneira:


"O nosso sistema é muito distinto do sistema brasileiro. No Brasil, quando a Câmara dos Deputados acusa o presidente, o suspendem de suas funções. No Paraguai, não. O presidente que está sendo submetido ao julgamento político continua com a totalidade dos seus poderes, sendo comandante das Forças Armadas e sendo administrador-geral do país. Alem disso, soubemos da presença de conselheiros da Unasul que foram visitá-lo. Ele poderia atropelar o Congresso. O que poderíamos fazer?" (...) "não poderíamos esperar três meses" [1]


Não há como não lembrar da "doutrina Bush" da guerra preventiva, cujos argumentos para as intervenções imperialistas de rapina se mostraram tão verdadeiros quanto as justificativas dos golpistas paraguaios para o seu "golpe preventivo".

A bancada ruralista brasileira têm prestado toda a solidariedade aos seus pares do país vizinho. As palavras do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) são muito claras quanto a isso:

"Eles vieram pedir apoio ao parlamento brasileiro por uma decisão que foi democraticamente tomada. Eles disseram que não foi golpe e que alguns outros países estão levando para o lado ideológico. Nós pretendemos entregar uma nota de apoio ao Congresso paraguaio e agendar uma visita oficial". [2]


_________________________________________

[1] Lugo atropelaria Congresso se impeachment demorasse, diz senador paraguaio (26/06/2012):
http://sul21.com.br/jornal/2012/06/lugo-atropelaria-congresso-se-impeachment-demorasse-diz-senador-paraguaio/

[2] Paraguaios explicam saída de Lugo a bancada ruralista (26/06/2012):
http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/06/26/paraguaios-explicam-saida-de-lugo-a-bancada-ruralista.jhtm
.