segunda-feira, 19 de março de 2012

Diretora defende desapropriação dos pobres

.
Há tempos movimentos sociais e entidades organizadas têm denunciado que os chamados processos de "revitalizações" das grandes cidades são na verdade processos de limpeza e higienização social, onde os pobres são empurrados para longe dos grandes centros.

As insuspeitas declarações da Diretora da Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, Maria Cecília Sampaio, não deixam dúvidas quanto a correção dessas denúncias.

Integrante de um órgão que deveria zelar pelo direito constitucional de moradia, criando programas e garantindo acesso aos setores pauperizados, Sampaio defendeu a desapropriação daqueles que não possuem quase nada.

"Pra morar nesta cidade, pra ser cidadão em São Paulo, que é a terceira maior cidade do mundo, tem que trabalhar, tem que ter um custo e tem que ter condição de pagar. É o preço que se paga pra morar numa cidade como essa." (...) "Neste terreno a gente pretende começar um processo de desapropriação." [1]

Tais palavras foram dirigidas aos moradores da Favela do Coruja, na Zona Norte da capital paulista, que foram vítimas, em fevereiro, de um incêndio que desabrigou 60 famílias. Outras 40 famílias, que não foram atingidas, também terão de deixar a comunidade.

Sem dissimular o seu preconceito e ódio de classe a Diretora ainda sugeriu que os pobres procurem outras cidades menores "para poder aguentar".

O caso absurdo, que nos faz lembrar da acumulação primitiva do capital descrita por Marx [2], se insere em uma conjuntura de escalada repressora aos movimentos sociais, de trabalhadores e aqueles que simplesmente são considerados estorvos que enojam e atrapalham os interesses das classes dominantes no Brasil.


__________________________________________

[1] 'Pra ser cidadão em São Paulo, tem que pagar', diz diretora de Habitação da prefeitura (13/03/2012):
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/03/pra-ser-cidadao-em-sp-tem-que-pagar-diz-diretora-da-prefeitura

[2] MARX, Karl. A Chamada Acumulação Original. Capítulo XXIV do livro 1 do "O Capital".
http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/capital/cap24/index.htm
.