domingo, 2 de outubro de 2011

Um capitalista supersincero

.

Na última semana causou espanto e desconforto em muita gente a entrevista do operador de mercado, Alessio Rastani, concedida a BBC. Tudo porque ele expos de forma direta e supersincera a forma desumana como funciona o sistema capitalista onde os lucros são colocados acima das pessoas.

Nela Rastani diz que estava esperando pela crise econômica para faturar muito dinheiro:
"Sonho com esse momento há três anos. Vou confessar: sonho diariamente com uma nova recessão. Se você tem o plano certo, pode fazer muito dinheiro com isso."

E demonstrando completa indiferença pela sorte de milhões de pessoas pelo mundo afirmou categoricamente:
"Não ligamos muito para como vão consertar a economia. Nosso trabalho é ganhar dinheiro com isso"

Haveriam outros, os que realmente mandam, lucrando com a crise:
"Os governos não controlam o mundo. O Goldman Sachs controla o mundo. O Goldman Sachs não liga para esse resgate, nem os grandes fundos"

Segundo o operador de mercado não haverá saída para o euro, o que será bom para os seus negócios:
"Estou confiante que esse plano não vai funcionar, independentemente de quanto dinheiro (os governos) puserem. O euro vai desabar"

As assertivas de Rastani gerou espanto na jornalista Martine Croxall, âncora do programa, e nos demais presentes no estúdio da BBC na ocasião:
"Agradecemos sua sinceridade, mas (a atitude dos mercados) não nos ajuda muito, não?"

No que ele rebate:
"Essa crise é como um câncer. Se esperarmos, vai ser tarde demais. O que digo para as pessoas é: preparem-se. Não pensem que o governo vai consertar. Quero ajudar as pessoas, elas precisam aprender a fazer dinheiro com isso. Primeiro, protegendo seus ativos. Em menos de 12 meses, ativos de milhões de pessoas vão desaparecer"

Se Croxall e seus colegas de estúdio compreendessem o funcionamento do sistema em que vivem não teriam se surpreendido com as declarações de Rastani. Ele apenas teve coragem de dizer o que os outros homens de negócios praticam mas não externalizam.

Afirmar, como fez a matéria da BBC, que as palavras de Rastani são "apenas a opinião individual de um operador", mostra que não aprenderam nada com o operador de mercado. É uma tentativa vã de apresentá-lo como uma ovelha negra isolada.

Quantas vezes assistimos "os mercados" exigirem e celebrarem a retirada de direitos da classe trabalhadora, a sua demissão, cortes nos salários, a privatização e cortes nos serviços públicos essenciais (medidas que reduzem o padrão de vida de milhões de pessoas) só porque vão aumentar os seus lucros com tais medidas? Ou os mercados estão preocupados com a sorte dos gregos, espanhóis e demais trabalhadores sacrificados para salvar os banqueiros e os grandes empresários em crise?

Fica claro, portanto, que não há nenhuma contradição entre as atitudes descritas acima e as palavras de Alessio Rastani. A engrenagem de funcionamento do sistema capitalista não permite colocar as pessoas acima dos lucros.


_________________________________________

'Nosso trabalho é ganhar dinheiro com crise', diz operador de mercados (27/09/2011):
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110927_operador_recessao_pai.shtml
.