domingo, 16 de outubro de 2011

O presente de Tarso aos professores

Na semana do Dia do Professor, Tarso move ação contra piso salarial da categoria

Em mais uma demonstração de incoerência com o discurso de campanha, o governador Tarso Genro moveu, esta semana, junto ao Supremo Tribunal Federal, um agravo regimental contra o piso salarial dos professores. [1]

Com a medida o pagamento do piso nacional aos professores do Rio Grande do Sul fica adiado por pelo menos mais um ano e meio, mas há quem diga que pode ficar até para a próxima gestão.

A medida, similar a que adotou o trágico e triste Governo Yeda, entra em rota de colisão frontal com a promessa feita pelo petista durante a campanha eleitoral de que pagaria o piso.

No início do ano o governador chegou a entrar com pedido de retirada da ação movida por Yeda em 2008 o que gerou a expectativa em muitos de que o piso finalmente seria pago. Mas na sequência o que se viu foi muita enrolação e agora Tarso substitui a ação da tucana por uma própria.

Não menos incoerente é a postura da velha direita. Buscando capitalizar eleitoralmente em cima da brutal contradição do Governo Tarso, deputados dos partidos que já governaram o Estado e que apoiaram o Governo Yeda, ocuparam a tribuna da Assembléia Legislativa para tentar posar de defensores dos professores e da educação pública.

Esses partidos, que muitas vezes recebiam os professores com os cassetetes da Brigada Militar, não têm um pingo de moral pois são também responsáveis pelo sucateamento da educação pública e pelo achatamento dos salários dos professores.

Enquanto isso...

Na mesma semana em que atacou o piso dos professores o Governo Tarso buscou restabelecer os 155 cargos de confiança, em alguns casos com seus salários polpudos reajustados em até 100%, que haviam sido declarados extintos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em agosto. [2]

Mas a votação na Assembléia Legislativa acabou não ocorrendo por falta de quórum forçado por setores da velha direita.

De novo buscam capitalizar em cima de uma situação que eles próprios praticam quando estão no governo. Da mesma forma que o Governo Tarso arrocha os servidores e despeja benefícios para os amigos e as grandes empresas eles também o fazem. Ou quem foi que aprovou, por exemplo, os 140% de reajuste para Yeda e 80% para seus CCs?

_______________________________________________

[1] Ação tenta retardar pagamento do piso (13/10/2011):
http://wp.clicrbs.com.br/rosanedeoliveira/2011/10/13/acao-tenta-retardar-pagamento-do-piso/?topo=13,1,1,,,13

RS pede suspensão de pagamento do piso nacional para professores (06/10/2011):
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=191127

[2] Oposição adia votação de projetos que recriam CCs extintos pela Justiça (11/10/2011):
http://sul21.com.br/jornal/2011/10/oposicao-adia-votacao-de-projetos-que-recriam-ccs-extintos-pela-justica/
.