sábado, 10 de setembro de 2011

Em meio a vacilos do PT, Prefeito de Rio Grande homenageia Golbery

.
O Prefeito Fábio Branco, com um major, inaugurando o busto em homenagem à Golbery. [*]

Reproduzo abaixo artigo do jornalista Luiz Cláudio Cunha abordando tanto a homenagem à Golbery do Couto e Silva, um dos principais mentores intelectuais da ditadura militar brasileira, organizada por políticos da cidade gaúcha de Rio Grande, quanto das vacilantes posições do PT sobre o tema.

Como se sabe, passados dois mandatos do Governo Lula e agora com Dilma os arquivos da ditadura seguem fechados.


Caso Golbery: o PT de Rio Grande responde

E Luiz Cláudio rebate o PT.


Luiz Cláudio Cunha, jornalista

O PT da terra de Golbery levou exatamente 20 meses — ou um ano, oito meses e seis dias —- para manifestar sua indignação com a homenagem ao general que inventou a ditadura de 1964.

A ideia indecente brotou da cabeça do vereador Renato Albuquerque, do PMDB, que deve ignorar a linha genética de seu partido, diretamente ligada ao MDB velho de guerra gaúcho, o mais perseguido pela ditadura, com prisões, torturas e cassações. Albuquerque apresentou o seu PLV (projeto de lei de vereador) nº 93/2009, no final daquele ano, num texto que “dispõe sobre o recebimento, em doação do busto do general Golbery do Couto e Silva”.

A proposta foi votada e aprovada na sessão do 21 de dezembro de 2009 da Câmara Municipal, por seis votos a dois.

Os únicos votos contrários foram de Júlio Martins (PCdoB) e Luiz Francisco Spotorno (PT).

Cinco dos 13 vereadores estavam ausentes.

A inspirada decisão do Legislativo local virou a lei nº 6.835 pela mão cúmplice do prefeito Fábio Branco, também do PMDB bastardo que hoje releva o passado malfeitor do general que tramou o golpe contra o presidente João Goulart e legou ao país o SNI e sua tropa de arapongas.

A data da lei é outro primor de cinismo: 31 de dezembro de 2009, o último dia do ano, aquele dia especial em que ninguém presta atenção a nada, já que a cabeça de todos está voltada para o reveillon que se aproxima, com sua explosão de alegria e champanhe.

O 31 de dezembro, como todo sabem, é o dia preferido de políticos e governantes que, à socapa e à sorrelfa, contrabandeiam naquelas horas derradeiras as suas leis, projetos, portarias e decisões inconvenientes, envergonhadas, imorais e indefensáveis. Como é o caso de um busto para alguém com o perfil do general Golbery.

O assessor da bancada do PT de Rio Grande informa ao país, só agora, que o PT local está indignado, 20 meses após esta indesculpável derrapada moral.

Explica que os outros dois vereadores petistas — Alexandre Lindenmeyer e Cláudio Costa — só não votaram contra porque estavam ausentes da cidade, cumprindo missão oficial em Porto Alegre. E acrescenta: “A bancada do PT era e é totalmente contra qualquer tipo de homenagem ao Sr. Golbery”.

Não esclarece, no entanto, o que fizeram os dois indignados vereadores ausentes ao retornar da capital do Estado, em dezembro de 2009. O que fizeram o PT e seus três vereadores, de lá para cá, para denunciar ao país o crime de lesa-memória praticado na cidade natal de Golbery, com o aval do Legislativo local e o patrocínio do prefeito do PMDB?

É bom não esquecer que o PT só lembrou de sua santa ira agora, duas semanas após o constrangedor ato na praça principal de Rio Grande, lançando a pedra fundamental do busto imerecido ao inesquecível general.

Não havia povo na praça, como seria de se prever. Nem mesmo o comandante do quartel local, o 6º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), dignou-se a comparecer. Mandou um major representá-lo.

Para coroar este festival de afrontas à memória nacional, o jovem prefeito Fábio Branco, de 39 anos, explicou dias atrás porque não faria um juízo sobre a ditadura pensada e gerenciada pelo general Golbery: “Eu ainda não era nascido”, respondeu, com a candura de um jovem político — alienado e alienante — que veio ao mundo nos idos de 1972, quando o golpe de Golbery tinha ainda oito tenros anos e já descambara para o abismo do Governo Médici, o auge de tortura e terror da ditadura.

Diante dessa brilhante confissão, Rio Grande e o Brasil podem imaginar que o precoce prefeito Fábio Branco também não faz nenhum juízo apressado sobre a escravidão do Século 19 ou sobre o nazi-fascismo de meados do Século 20, que ele teve a sorte de não ver em vida. Ao contrário da ditadura, que ele agora homenageia — com o cúmplice silêncio do PMDB gaúcho e nacional e o tardio protesto do PT local.

Extraído de:
Caso Golbery: O PT de Rio Grande responde (09/09/2011):
http://sul21.com.br/jornal/2011/09/caso-golbery-o-pt-de-rio-grande-responde/

Leia mais em:
Golbery: benfeitor em Rio Grande, malfeitor no Brasil (05/09/2011):
http://sul21.com.br/jornal/2011/09/golbery-benfeitor-em-rio-grande-malfeitor-no-brasil/

______________________________________

[*] Em Rio Grande, prefeitura faz homenagem a Golbery do Couto e Silva (30/08/2011):
http://sul21.com.br/jornal/2011/08/em-rio-grande-prefeitura-faz-homenagem-a-golbery/
.