quinta-feira, 3 de março de 2011

Bradley Manning é acusado de 'conluio com o inimigo'

Jovem soldado americano que teria exposto os crimes de guerra dos EUA e a podridão da sua diplomacia foi acusado de 22 crimes

EUA: Bradley Manning é acusado de 'conluio com o inimigo'

Soldado suspeito de vazar vídeo e documentos para o WikiLeaks foi acusado pela Justiça militar americana de 22 novos delitos

iG São Paulo | 02/03/2011 20:39

O soldado americano Bradley Manning, preso por ter fornecido ao site WikiLeaks milhares de documentos confidenciais, foi acusado pela Justiça militar dos Estados Unidos de 22 novos delitos, entre eles "conluio com o inimigo", anunciou o Pentágono.

Esse crime é passível da pena de morte, mas os promotores decidiram não recorrer a ela, precisou John Haberland, porta-voz da juridição militar da região de Washington, em comunicado. O soldado de 23 anos, no entanto, pode ser condenado à prisão perpétua.

O jovem, ex-analista de inteligência lotado no batalhão de apoio da 2ª Brigada da 10ª Divisão no Iraque, já havia sido acusado antes de outros 12 crimes e está desde julho passado numa prisão militar da Virgínia, no leste do país.

Além de supostamente ter ajudado o inimigo, oficiais disseram que Mannig é acusado de usar sem autorização um software de computadores do governo para extrair informações sigilosas, downloads ilegais e trasmissão de informações para divulgação.

Manning teria fornecido ao WikiLeaks, que em seguida os tornou públicos, documentos militares americanos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão e milhares de telegramas diplomáticos do Departamento de Estado.

Manning foi preso com base em dados passados às autoridades pelo informante Adrian Lamo. Ele havia contado a Lamo que era responsável pelo vazamento de um vídeo sobre o ataque de um helicóptero americano a civis, em 12 de julho de 2007, em Bagdá.

As novas acusações são feitas depois de sete meses de investigação do Exército. Em maio ele recebeu 12 acusações, que incluem download ilegal e compartilhamento de um vídeo sobre uma operação militar americana secreta.

Manning entrou para as Forças Armadas americanas em 2007. Ele está preso em uma prisão de segurança máxima, na base de Quantico, no Estado americano da Virgínia, nos EUA.

*Com AP e BBC

Extraído de:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/eua+bradley+manning+e+acusado+de+conluio+com+o+inimigo/n1238129493652.html
.