quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mídia "livre" consegue censura de Blog

.
A grande mídia privada corporativa vive falando em liberdade de imprensa e expressão. Essa mesma mídia não respeita a liberdade de expressão de seus empregados, conforme atesta as inúmeras demissões de jornalistas por opiniões expressadas fora das dependências da empresa de mídia a qual trabalham, e agora iniciou uma ofensiva contra as mídias alternativas.

Em uma ação inédita no país, a Folha de São Paulo processou o Blog "Falha de São Paulo", site independente que, como sugere o nome, satirizava o grande jornal paulista. Criado em setembro deste ano, suas matérias ironizavam com críticas e montagens as notícias da Folha. Em uma delas, por exemplo, o dono da Folha, Otavio Frias Filho, aparecia de Darth Vader.

Alegando "uso indevido da marca" a Folha ingressou na Justiça, um mês após o site estar no ar, pedindo a censura do blog. E obteve ganho de causa e o endereço do blog foi cassado.
Não satisfeita, a Folha ingressou com outro processo contra os irmãos Lino e Mário Ito Bocchini (criadores do blog) exigindo indenização por danos morais. Independentes de partidos e organizações políticas, os irmãos estão sofrendo dificuldades para defender-se de um processo que, segundo especialistas na área do Direito, devem perder devido ao poderio da Folha.

O caso absurdo evidencia mais uma vez que a tal liberdade de imprensa e expressão que alardeia a grande mídia privada é a liberdade dos seus barões fazerem o que bem entenderem, inclusive amordaçar os inconvenientes.

Por isso repudiar a ação da Folha de São Paulo e se solidarizar aos irmãos Bocchini é fundamental!


Mais informações no site Mídia Independente:
Maior jornal do Brasil processa blog independente e inaugura um novo tipo de censura
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/12/482168.shtml

Site da campanha que denuncia a ação da Folha:
http://desculpeanossafalha.com.br/
.