segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O circo eleitoral pariu um palhaço

.

http://www.youtube.com/watch?v=HK4p35wYgXI&feature=related

E eis que o circo eleitoral pariu um palhaço. Um palhaço de verdade. Em São Paulo, Tiririca se elegeu deputado federal com uma votação recorde e histórica: mais de 1,3 milhões de votos, mais do que o dobro do segundo colocado. [1]

Com o slogan "Pior do que tá não fica" Tiririca se apresentou de forma irreverente, debochando do sistema político e dos seus futuros colegas de parlamento. Uma espécie de "anti-candidatura" que se mantém nos marcos do regime, mas que acabou canalizando muitos votos de protesto.


http://www.youtube.com/watch?v=EHxmslZ_VcU&feature=related

Apesar de não propor nenhuma medida para além do regime a eleição de Tiririca incomoda os carreiristas políticos e setores da classe dominante brasileira. Estes esbravejam contra uma suposta "ignorância do povo" que "não sabe escolher representantes". Do quadro eleitoral extremamente despolitizado, da montagem de um sistema eleitoral que visa atenuar o poder de decisão do povo, assim como das manipulações políticas e ideológicas para manter tudo como está, eles não falam. [2]

Talvez aproveitem o fato para fechar ainda mais o regime. O Ministério Público, por exemplo, busca cassar a candidatura de Tiririca com o argumento de que ele seria analfabeto. Uma reforma política, que inclua uma cláusula de barreira, não está descartada para o próximo período.

A eleição de Tiririca é o sintoma, não a doença. O câncer é o sistema eleitoral representativo, montado pelas classes dominantes brasileiras para manter e reproduzir a sua hegemonia de classe.


http://www.youtube.com/watch?v=BomKjEVHrzI&feature=related


________________________________________________

[1] Terra - Eleições 2010 - Apuração 1º turno - São Paulo - Deputado Federal:
http://eleicoes.terra.com.br/apuracao/2010/1turno/sao-paulo/#/deputado-federal/

[2] O desgaste da democracia representativa moderna (09/09/2010):
http://blogdomonjn.blogspot.com/2010/09/o-desgaste-da-democracia-representativa.html
.