sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio: para não apagar a faísca de Chicago

.

O Dia 1º de Maio consta na maioria dos calendários como sendo o Dia do Trabalho e não como o Dia do Trabalhador. Essa troca, aparentemente inocente, muda o sentido e maliciosamente visa apagar a faísca de Chicago.

Sim! A origem do 1º de Maio está em Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886. Naquele ano os trabalhadores daquela cidade se mobilizaram pela redução da estafante jornada de trabalho e conquista de direitos trabalhistas.

As classes dominantes, como de costume, buscaram através de seus órgãos de imprensa criminalizar o movimento dos trabalhadores, preparando a justificativa para a dura repressão que iriam imprimir. Assim a passeata pacífica ocorrida no dia 1º de maio encontrou a repressão policial.

Já era 3 de maio e as mobilizações continuavam. Nesse dia a revolta dos trabalhadores se intensificou quando seis operários foram assassinados e outros 50 ficaram feridos em operação policial realizada na fábrica McCormick Harvester. August Spies e outras lideranças convocaram um ato para o dia seguinte. No final do mesmo mais repressão policial com várias mortes.

Foi declarado Estado de Sítio. Sedes de sindicatos foram incendiadas, trabalhadores tiveram suas casas invadidas e seus pertences destruídos. Muitos acabaram presos. Foi o caso de August Spies, Sam Fieldem, Oscar Neeb, Adolph Fischer, Michel Shwab, Louis Lingg e Georg Engel.
Foram condenados a pesadas penas pela Justiça: Parsons, Engel, Fischer, Lingg e Spies foram condenados à forca; Fieldem e Schwab à prisão perpétua e Neeb a 15 anos de prisão.

Diante da condenação, Spies fez uma intervenção que entrou para a História:
"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário - este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!" [*]

Parsons, Engel, Spies e Fischer foram enforcados, no pátio da prisão, em 11 de novembro. Lingg não foi executado porque suicidou-se na prisão.
Os três sobreviventes terminaram libertados pelo governo de Illinois, seis anos mais tarde, após protestos que repudiavam o processo fraudulento.


Em 1889, o primeiro Congresso da Segunda Internacional Socialista realizado em Paris estabeleceu o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores, como homenagem a greve geral liderada pelos mártires de Chicago.

Como previu Spies a chama cresceu e inúmeros governos das classes dominantes tiveram que ceder o feriado do 1º de maio aos trabalhadores. No Brasil isso ocorreu em 1925. Nos Estados Unidos as classes dominantes, para tentar abafar o seu crime, criaram um "Dia do Trabalho" que se celebra em setembro e não em 1º de maio.

__________________________________________________________

[*] 1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho:
http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm

.