quinta-feira, 11 de março de 2010

Esta é para os dirigentes arrogantes

.
Há trabalhadores que ocupam cargos de comando e que acreditam serem muito mais do que realmente são no processo produtivo.

No trecho à seguir esses indivíduos são colocados no seu devido lugar não por um marxista ou autor progressista mas por um próprio liberal da Escola Austríaca.


"(...) a atividade dos dirigentes de uma empresa consiste simplesmente em executar lealmente as tarefas que lhes foram confiadas pelos seus patrões, os acionistas, e que para executar as ordens recebidas são forçados a se ajustarem à estrutura de preços do mercado, os quais são determinados, em última instância, por outros fatores e não pela atividade gerencial.
(...)
O papel de um diretor de empresa na condução da atividade econômica é muito mais modesto do que imaginam os aludidos teóricos. Sua função é apenas gerencial; auxilia os empresários e capitalistas, desencumbindo-se de tarefas subordinadas. O gerente não substitui jamais o empresário. Os especuladores, promotores, investidores e banqueiros, ao determinarem a estrutura das bolsas de valores e de mercadorias e o mercado financeiro, delimitam a órbita na qual as tarefas menores são confiadas aos gerentes. Ao se desincumbir dessas tarefas, o gerente tem que ajustar sua atuação à estrutura do mercado, a qual depende de fatores que vão muito além das funções gerenciais.
(...)
Quem confunde atividade empresarial com gerência ignora o verdadeiro problema econômico. Nas disputas trabalhistas, as partes em confronto não são a direção da empresa e a mão-de-obra; são o empresário (ou o capital) e os assalariados. O sistema capitalista não é um sistema gerencial; é um sistema empresarial."


- Ludwig von Mises. Ação Humana. Capítulo XXVI. p.981-982:
http://ordemlivre.org/download.php?file=mises-acaohumana.pdf
.