quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jobim revela o real caráter da Missão de "Paz"



Nelson Jobim, Ministro da Defesa do Governo Lula, voltou de curta viagem ao Haiti e comovido diante da tragédia anunciou a ajuda do exército brasileiro ao povo do país caribenho:
"balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral e cassetetes." (Folha OnLine, 15/01/2010)

Mas porque tais mantimentos serão enviados? O que o povo haitiano está precisando não é de comida, assistência médica e equipes de resguate? O Ministro de Lula justifica:
"tendo em vista a falta de água, de combustível e de alimentos", as pessoas "começarão a ficar revoltadas". (Idem)

Jobim diz com todas as letras que o papel "humanitário" e "pacificador" do exército brasileiro é o de reprimir um povo desesperado.

O Presidente Lula, por sua vez, comemora esse triste papel:
"O Brasil tem um papel muito importante no Haiti porque o Brasil, na verdade, é o país que coordena as forças militares que dão segurança ao Haiti há cinco anos, já. Nós coordenamos a Minustah (...) e, portanto, o Brasil tem um papel relevante." (Globo.com, 18/01/2010)

As tropas brasileiras são tropas de ocupação e repressão e não "de paz" e "humanitárias". Os brasileiros devem exigir o retorno das mesmas.





Tropas brasileiras vão trabalhar por segurança no Haiti, diz Jobim:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u679964.shtml

Após terremoto, Lula destaca liderança brasileira no Haiti e cobra mais de dinheiro dos países:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/18/apos-terremoto-lula-destaca-lideranca-brasileira-no-haiti-cobra-mais-de-dinheiro-dos-paises-915545652.asp