quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Produtividade no serviço público e no privado

-
Durante os anos 90, para agregar base social para as privatizações, foi feita uma massiva campanha contra o serviço público e de idolatria do setor privado. Foi erigido o maniqueísmo segundo o qual "tudo que era bom" provinha da iniciativa privada enquanto "tudo que era ruim" era estatal.

Pois há duas semanas atrás o IPEA divulgou um estudo analisando a produtividade no serviço público no período de 1995 à 2006. Ficou constatado que, ao contrário da caluniosa ineficiência propalada pelos fundamentalistas do mercado, a produtividade do setor público brasileiro superou a do setor privado. No período analisado, a produtividade do setor público evoluiu 14,7% contra 13,5% do privado.

O estudo constatou também que dentro do serviço público àquelas administrações que implementaram o badalado "choque de gestão" não estão entre as que apresentaram os maiores índices de produtividade. Pelo contrário, muitas apresentaram queda de produtividade.

Vale lembrar que no Rio Grande do Sul o atual Governo do Estado centra o seu discurso no "choque de gestão" que seria um sistema revolucionário que modernizaria o serviço público e elevaria a sua produtividade. No entanto os estados tidos como modelo pelo governo gaúcho (São Paulo e Minas Gerais) encontram-se na rabeira dos estados brasileiros no que tange aos índices de produtividade.


http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/comunicado_presidencia/09_08_19_ComunicaPresi_27_ProdutividadenaAdminisPublica.pdf

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/comunicado_presidencia/09_08_19_ComunicaPresi_27_ProdutividadenaAdminisPublica_graficos.pdf

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/08/19/produtividade-do-setor-publico-cresceu-mais-do-que-setor-privado-diz-ipea-757474764.asp