terça-feira, 15 de setembro de 2009

O desgaste do laissez faire

-
Pesquisa realizada pela GlobeScan e um programa especial da Universidade de Maryland (EUA) à pedido da BBC, e divulgada na última segunda-feira (14) constatou que a maioria das pessoas em 20 países consultados desejam uma maior presença estatal na economia e um aumento dos "gastos" governamentais.

Trata-se de um verdadeiro gancho de esquerda no queixo dos fundamentalistas do mercado. A base social para o laissez faire sofreu uma significativa erosão com a crise, o que não significa que os governos darão ouvidos ao clamor popular.

Alguns números da pesquisa:

- 67% preferem mais regulação e supervisão estatal da economia (no Brasil o índice chega a 75%).
- 60% defendem um aumento dos "gastos" do Estado para incentivar a economia.

A pesquisa também constatou uma enorme insatisfação popular com o FMI e o Banco Mundial - instituções que foram os principais agentes e incentivadores da política que gerou a atual crise econômica.

Foram ouvidas 22.158 pessoas nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Egito, Estados Unidos, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Nigéria, Paquistão, Quênia, Rússia e Turquia.

No Brasil, foram ouvidas pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/14/maioria-quer-mais-controle-do-governo-sobre-economia-diz-pesquisa-da-bbc-767596562.asp